14/01/2009

Acordo ortográfico


Em 2009 entra em vigor o novo acordo ortográfico. A grafia de 0,43% das palavras da nossa língua aqui no Brasil vão mudar. Sim, eu pesquisei sobre isso. E aqui vão as principais mudanças e alguns comentários próprios:

Trema
Deixará de existir, só permanecerá em nomes próprios, como Hübner ou Müller.

Ok, o trema é um saco e disso todo mundo sabe. Já estava mesmo na hora de deixar de existir.

Acento agudo
Desaparecerá nos ditongos abertos "ei" e "oi" em palavras como "idéia" e "jibóia" e nas palavras paroxítonas com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo em palavras como "feiúra"

Acento circunflexo
Desaparecerá em palavras com duplo "o", como vôo e enjôo e na conjugação verbal com duplo "e", como vêem e lêem.

Ah, aqui já fica meio chato. "Ideia"? Isso é meio doído. Já "voo" e "veem" é mais fácil, mas acho que com isso eu vou ter alguns probleminhas.

Alfabeto
Passará a ter 26 letras, ao incorporar "k", "w" e "y".

Já era hora, né? No meu alfabeto sempre tiveram 26 letras.

Hífen
Desaparecerá em palavras em que o segundo elemento comece com "r" e "s", como "anti-rábico" e "anti-semita". A grafia passará a ser "antirrábico" e "antissemita". O hífen será mantido quando o prefixo terminar em "r", como em "inter-racial".

Hm, tá. Vai mudar a grafia de "super-herói"? Vai mudar a grafia de "cachorro-quente"? Não? Então não faz diferença pra mim.

Acento diferencial
Não se usará mais acento para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição) ou "pêlo" (substantivo) de "pélo" (verbo) e "pelo" (preposição mais artigo).

Tirado daqui

Ok, agora eu me revoltei. Esses acentos são os únicos que tem alguma utilidade, e vão sumir? PÁRA TUDO! é, pára, já que estou revoltada e não vou aceitar essa regra. Agora "pelo" tem três significados! Nananinanão! "Pelo" é "Por + o"! "Pêlo" que é aqueles cabelos no seu... braço. COMO EU VOU DIFERENCIAR ISSO AGORA?!

Pelo menos ainda temos 3 anos para nos acostumar...

0 [Des]Comentários:

Categorias

Parceiros

Seguidores

Arquivo

Nossos Feeds

Feed

Feed (email)

Não sabe o que é Feed ?

Clique aqui ou aqui.

^-^

Campanha

Campanha Usura Não